bunker

Acabei de assistir Thank You For Smoking, divertido filme sobre Nick Naylor, empregado de uma associação de estudos tabagistas. Ele é o homem que “guarda segredos e reinterpreta dados”, ou seja, ele defende o tabaco em público como profissão. Sempre com um sorriso no rosto e atento para contornar os batidos argumentos contra o tabaco com um monte de generalizações e reltivismos. Aquele bom jeito americano.

Roteiro primoroso e ágil, direção esperta que preferiu depositar nos ombros de Aaron Eckhart e no seu personagem carismático todo o brilho do longa. Fez bem, nada de arroubos cinematográficos: apenas uma fotografia legal e agilidade nos diálogos que são a força do filme, coloque aí também a subestimada narração em off.

Nick assemelha-se muito ao personagem de Nicolas Cage em Lord Of War, Yuri Orlov, traficante de armas disposto a vender para os dois lados de uma guerra só para lucrar um extra. Nos dois personagens é de se esperar em algum momento da película aquele característico momento hollywoodiano de “pesar na consciência”, no entanto há apenas um seco: Hell No! De uma forma sincera eles são íntegros no que fazem e estão dispostos a admitir as complicações sociais de suas atividades. Diferente de muita gente que tem trabalho dito honesto.

Thank You For Smoking garante uma boa hora de filme e para os que são viciados em roteiros como este escriba, um pequeno exercício de argumentação e estilo. Deixando o corrosivo cinismo de lado a favor da diversão sem amarras convencionais (leia-se discursos certinhos).

Eu não teria problemas em trabalhar no que Nick Naylor faz, ora, eu já faço comunicação social na faculdade. Tenho dois pés nesse meio e diariamente encontro personagens assim. Agindo de verdade. Mas pensando bem eu não conseguiria ser como Nick ou Yuri, me falta o talento, pra certas coisas tem que possuir o dom maior.

Comente